Investir em franquia pode parecer fácil. E na maioria das vezes é. O primeiro passo antes de investir numa franquia é pesquisar o mercado em questão. Essa atitude pode ser decisiva para que o investimento em franquias seja bem-sucedido.
O Portal Sua Franquia, um dos mais importantes portais sobre franquias no Brasil, elencou os 10 passos para ser um franqueado de sucesso.
Entre os pontos, o portal cita questões como autoanálise, perfil do negócio, franqueadora, capacidade de investimento, COF, análise de concorrentes, ponto comercial, entre outros.
Mas afinal, o que é mesmo relevante na hora de investir em franquias? Reunimos algumas dicas. Confira o que dizem os especialistas do setor.
Investimento em franquias
De acordo com a ABF - Associação Brasileira de Franchising, o setor esteve superaquecido em 2020, mesmo com a pandemia, com faturamento superior a R$167 bilhões. O resultado foi considerado extremamente positivo para um ano atípico.
O setor de franchising é consolidado, por isso oferece segurança para milhares de empreendedores. E essa, por si só, é uma grande vantagem que justifica o investimento.
Mas como dar o primeiro passo para investir em franquias?
Segundo a ABF, é importante estudar o setor e reunir a maior quantidade possível de informações sobre as opções disponíveis.
Definido o setor no qual se quer investir, atente-se aos detalhes. Certifique-se sobre sua capacidade de investimento, crie planos, pesquise, estude a COF (Circular de Oferta de Franquia), conheça os concorrentes, verifique possíveis locais para instalação, e converse com empreendedores já franqueados.
Em suma, esgote todas as possibilidades. Tire dúvidas, apaixone-se pelo seu negócio. Sim, porque quando você assinar o contrato e se tornar um franqueado, ele passa a ser o seu negócio.
Entender o seu papel como franqueado é importantíssimo para o sucesso do seu negócio. Lembre-se que a franqueadora já teve seu modelo de negócio testado e aprovado, por isso, utilize-se desta vantagem.
Você vai se interessar por:
Investir em Franquias — Conceitos e comparação com outros investimentos