Jah, Oakberry, Fast, Concept, Beat e The Best; conheça os 6 principais termos relacionados a boas franquias de açaí
Um volume cada vez maior de buscas na internet e em diversos outros meios de comunicação sobre os assuntos 'franchising' e 'franquias de açaí' nos levam a diversos resultados associados a termos ou palavras bastante criativas que merecem narrativas especiais. Confira a seguir.
Jah
Particularmente, é a minha preferida por causa da conotação, sobretudo, espiritualista ou religiosa e depois a sua relação com a cultura e estilo de vida rastafari. E é aqui, que então a história da palavra “Jah” ganha sentido mais romantizado. Rás Tafari (Hailé Selassié) era filho de um colaborador do imperador Menelik 2º, um dos governantes mais importantes da história da Etiópia. Tafari, como era mais conhecido, foi imperador da Etiópia entre 1930 e 1974 e é considerado até hoje o símbolo religioso do movimento que tem o seu nome, rastafári, este considerado de orientação judaico-cristã. E é daí que surge o termo “Jah” uma referência do movimento rasta ao Deus dos judeus e cristãos. Jah, a rigor de semântica hebraica, tem sua origem da palavra Yah que é a abreviação de Yahweh (Jeová, Javé).
De fato, existem muitos símbolos do cristianismo associados ao movimento e clara herança religiosa cristã e judaica. Como exemplo além do próprio termo Jah, podemos notar que na bandeira da Etiópia, é mostrado o “Leão de Judá”, claramente um ícone conhecido na Bíblia, o livro sagrado de diversas denominações.
Oakberry
Você provavelmente já deve ter se perguntado: “o que é ‘Oakberry’?”. Nas palavras do próprio fundador, Georgius Frangulis, “Oakberry” não existe. “Oak”, segundo ele, “é carvalho em inglês, e ‘berry’ é fruto pequeno. O carvalho não dá fruto, então não existe ‘Oakberry’”.
Confira na íntegra a entrevista no site UOL
Por outro lado, e ainda de acordo com Frangulis, “o carvalho, para o americano, tem um sentido de energia, de confiança e robustez”.
Nesse sentido, a palavra “Oakberry” representa perfeitamente o que é hoje essa franquia de açaí.
Fast
“Fast” é rápido, em inglês. Talvez a escolha da franqueadora por esse termo se justifique com a principal qualidade esperada pelos consumidores de açaí ou qualquer outro fastfood: rapidez.
E quem não deseja saciar aquela vontade de açaí o mais rápido possível? Temos até um artigo completo sobre esse assunto, clique aqui.
Como falamos no artigo “Vontade de açaí – o que acontece no seu cérebro quando você consome esse super alimento”, o açaí provoca no nosso cérebro um efeito viciante, não apenas por causa do açúcar adicionado na maioria das receitas, mas também por sua composição natural inigualável, rica em gorduras saudáveis e com 9,3% de carboidratos naturais na forma de amido.
Entre 1 e 3 minutos é o tempo que se leva para bater e servir um copo de açaí. Talvez isso explique porque é possível operar um quiosque ou loja de açaí com não mais do que 2 funcionários e satisfazer alta demanda.
Concept
Quer descobrir o conceito ou o que seria, na concepção ou entendimento dessa marca, um bom açaí?
Eles podem mostrar. E me parece que as palavras que dão nome à franqueadora objetivam expressar o posicionamento da marca (no Marketing e na Publicidade é como uma empresa quer ser lembrada pelos clientes).
No Marketing, posicionamento significa como a marca é lembrada pelos consumidores. Nesse caso, “Concept” definiria um bom produto a base de açaí, como é servido e como é vendido.
E por falar em vender, a Concept possui hoje uma das, senão a maior estratégia de vendas de franquias do país. Com uma estrutura digital robusta, composta por vendedores de altíssima performance, o que explica o rápido avanço da Concept pelo Brasil e pelo mundo.
Beat
“Beat” é batida, e pode estar se referindo a um som animado, ou ao ritmo da felicidade que sentimos ao tomarmos um açaí com chocolate ou frutas que amamos. Pode representar uma música tocada no ritmo do coração.
Cientificamente, é possível produzir músicas em uma frequência cardíaca, as batidas ou beats são estimadas em 432 Hertz. Nesse ritmo, os sons produzem relaxamento e quase um estado de hipnose, como as músicas da Enya.
Mas se tratando de uma palavra relacionada com açaí, é mais provável que a intenção da marca seja mesmo relacionar-se com a agitação e a energia positiva causada pelo açaí. Beat e açaí têm tudo a ver.
E é verdade que a referida franqueadora açaí beat é uma marca alegre e contagiante, que explora criativamente cores que, de acordo com a psicologia de cores — um tema publicitário difundido popularmente —, por si só despertam sentimentos de felicidade.
The Best
Pode parecer um tanto presunçoso, mas convenhamos, se temos um negócio precisamos vislumbrá-lo como o melhor. A propósito, há muitos clientes que concordam com a The Best.
Tecnicamente, se um produto é servido em sua forma mais pura, no caso do açaí, sem emulsificantes e batido na hora, esse produto é melhor mesmo.
A The Best tem 12 opções de açaí e de acordo com os franqueados da marca, é um produto diferenciado. E como imagens falam por mil palavras, basta ver alguns vídeos de inauguração de loja, com filas para pedir o produto. Você pode conferir no canal do YouTube “Destaque Paraná”, na cidade de Ubiratã, Paraná.
Esses foram alguns dos termos mais relacionados com a busca por franquias de açaí. Esquecemos de algo ou o texto apresenta alguma informação incorreta? Deixe no seu comentário abaixo e vamos melhorar o quanto antes. Você também pode sugerir outros temas. Fique à vontade para contribuir.
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Aviso importante: esta publicação é uma reprodução de artigo do LinkedIn e possui autorização do autor. Confira aqui o artigo original.
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